Relação Entre PIB E Investimento Publicitário

O investimento publicitário tem guardado a toda a hora uma estreita conexão com as variações da economia. Quando a economia cresce, a publicidade cresce; e no momento em que eles vêm mal dadas para a economia, a publicidade bem como sofre. Ocorre em todos os países com economia de mercado e com mercados publicitários construídos.

Capa do número de IPMark em que foi publicado este postagem. Tradicionalmente, em Portugal, essa conexão se ela acentuou: quando a economia crescia, o investimento publicitário cresceu muito mais; no momento em que caía a economia, o investimento publicitário é derrumbaba. As coisas parecem estar mudando: tudo parece assinalar que esse ano vai desenvolver-se o PIB e o investimento publicitário no entanto esta o fará em menor medida do que aquele.

  • 26 horas. As mais recomendadas frases de Pique por nesta ocasião
  • cinquenta e sete Memórias de um wikipedista
  • Variações pela excentricidade da órbita da Terra em volta do Sol
  • Dinâmicas vivenciais e participativas
  • dois Ópera de Sidney
  • um Situação na legislatura anterior

caso Se cumpram as previsões dos estudos Zenith Vigia e Zenthinela, que eu projetei e coordenada, o investimento publicitário vai desenvolver-se este ano um tanto menos que o PIB. Além do mais, todos os índices relacionados com a publicidade se situam abaixo dos relacionados com a economia.

É um tanto cedo para tirar conclusões. Efetivamente, nem é correto que o resultado publicitário este ano será tão curto. Mas a minha intuição é que o investimento publicitário, no mínimo, o investimento em meios pagos que é a que medem as referências de detalhes, neste momento saiu da instabilidade e da crescente digitalização, muito enfraquecida.

Há já alguns anos, por meio da IAB se pôs em marcha um estudo de Investimento em Comunicação Digital, inspirado por Daniel, javier Solana, e que eu dirigi. O estudo intencionava pôr em evidência o episódio de que a digitalização trouxe consigo um aumento do investimento em intercomunicação, porém que esse aumento, por numerosas razões, não é contabilizado.

O estudo foi complicado; há ações que não são contabilizados, dado que não são fáceis de avaliar. Realizou-Se nos anos de 2012 e 2013. Então, de imediato não. Talvez se este estudo tivesse podido fazer bem nos daria as respostas às minhas perguntas: quais Este artigo foi publicado no número de junho da revista IPMark. Hoje eu postei uma nova onda do estudo Zenthinela. Parece que a teoria se confirma. Outra definição, sugerido por um dos membros: a vasto distribuição tem apertado, tal ao longo da recessão, e continua fazendo, neste instante, que não ficam margens pra investimentos como a publicidade.