O Que Significa Se Vestir Bem?

Adolf Loos – O Que significa se vestir bem? Estar bem vestido: quem não adoraria de estar grávida? Nosso século tem dado ao traste com os códigos do vestido, e neste instante o mundo todo tem o certo de se vestir como os reis. Como o grau de cultura de um estado podes-se tomar, desta maneira, quantos de seus habitantes fazem uso nesse avanço da liberdade.

Na Inglaterra e nos EUA, todos os países dos Balcãs somente os dez mil mais ricos. Um filósofo norte-americano diz em um local: um homem jovem é rico no momento em que tem senso e um agradável terno no guarda-roupa. O tipo está bem informado.

Conheça o seu público. De que vale toda a inteligência, se não poderá fazer brilhar por intermédio de um excelente vestido? E é o que os ingleses e os americanos exigem de cada pessoa que esteja bem vestida. Os alemães vão um passo além. Também querem estar bem vestidos. Se os ingleses levam calças largas, aqueles lhes salientam -não entendo se fazendo uso do velho Vischer ou do número áureo – se que se trata de um costume feia, e que somente calças estreitas podem fingir ser maravilhosos. Amaldiçoando e renegando deixam anchar suas calças ano depois de ano. A moda é uma tirana, queixam-se.

Mas desta maneira o que aconteceu? Eu, por ventura, uma transmutação de valores? Os ingleses usam mais uma vez calças estreitas, e uma vez mais e de lado a lado dos mesmos meios, a prova tende para o extremo oposto. Os ingleses, claro está, que se riem dos alemães sedentos de graça. A Vênus de Médici, o Panteão, um quadro de Botticelli, um poema de Burns: o

o Ou se o levita tem três ou quatro botões? Ou, se o colete é curto ou alongado? Não sei… a mim me fornece calafrios quando ouço falar sobre o assunto estes focos. Eu fico nervoso no momento em que me perguntam maliciosamente sobre o assunto uma peça de roupa: “Os alemães de universo como fazem os ingleses. Estão satisfeitos com estar bem vestidos.

  • Clippers 96-82 Hawks: Suplente para o resgate
  • Colômbia / ‘Show’ tem 41 anos
  • Luis Suárez vai doar a multa pros afetados de Hillsborough
  • Mensagens: 2.998
  • 72 o porquê na Chechênia com a Rússia

Renunciam à “graça”. O extenso poeta, o grande pintor, o enorme arquiteto, vestir-se como eles. O poetastro, o pintorzuelo, o arquitectillo, pelo inverso, faz de teu organismo um altar em que a boniteza se oferece em sacrifício na forma de golas de veludo, artísticos calças de pano e gravatas separatistas. Estar bem vestido: você Me olha como se ainda com essas expressões tivesse desvelado o segredo que rodeava a nossa moda até neste momento. Com frases como “formoso”, “chic”, “seleto”, “esbelto”, “excelente” se quis entrar na moda.

Mas não se trata de nada disso. Trata-Se de estar vestido de tal modo que uma chama a menor atenção possível. Um cravo vermelho chama a atenção em um salão de baile. Portanto, o fraque vermelho não é moderno, salão de dança. Um chapéu de copa chama a atenção no meio da neve.