↑ O Windows To The Universe

O monte Pelée (francês: Montanha Pelée, ‘Montanha pelada’) é um vulcão ágil situado no extremo norte do departamento francês de ultramar, pela ilha de Martinica, divisão do arco vulcânico das Antilhas Menores com actividade pliniana. A Política é um dos vulcões mais destrutivos da Terra, e teu cone é formado de camadas de cinzas vulcânicas e lava sólida. St. Pierre —nesse tempo, a superior cidade e a capital de Martinica— com enormes fluxos de lava.

9.3.Três McIntosh – Ste. O monte é o resultado de um típico arco de ilhas vulcânicas (nas Antilhas), uma cadeia curva de vulcões aplainadas e submersos que mede mais de 850 km Este arco estende-se do Porto Rico até a costa venezuelana, e abrange toda a área de contato entre a Placa do Caribe e a Placa sul-americana, marcando o limite entre o Mar do Caribe e o Oceano Atlântico.

A geologia da ilha de Martinica é complexa e poderá ser traçado até há 30 milhões de anos, quando se formaram as primeiras partes dela: as atuais regiões de La Caravelle, a leste e Sainte-Anne ao sul. O monte Pelée representa a formação mais moderna da ilha, e várias de suas rochas, desenvolvidas na erupção de 1932, têm somente 78 anos de idade. Os vulcanólogos identificaram 3 fases na evolução do monte Pelée: inicial, intermediária e moderna. Na fase original ou Paleo-Política, o monte era um vulcão comum.

o Seu cone estava composto de diversas camadas de lava provenientes dos fluxos e fragmentos de detritos vulcânicos. Os restos do Paleo-Política ainda são explícitos na encosta norte do vulcão. Há 100.000 anos, começou a segunda etapa intermédia ou, depois de um enorme tempo de silêncio. Formou-Se desta maneira o domo de lava de Morne Macouba, seguido mais tarde na fabricação da caldeira do mesmo nome.

  1. Localizado no Nº17 no PWI 500 de 2001[169]
  2. 13°C ou inferior: Não existem dados de pessoas que tenham suportado estas temperaturas
  3. dez Folhas de manjericão
  4. Febre, costuma promover sudorese para resfriar o corpo

Durante esta fase, sucederam-se várias e grandes erupções que geraram fluxos de lava como os que destruíram o St. O terceiro passo da expansão do monte Pelée criou a maioria do cone notório atualmente, com depósitos de pedra-pomes que resultaram os fluxos de lava. Nos últimos 5.000 anos, foram identificados mais de trinta erupções desse tipo.

Há mais de 3.000 anos, houve uma gigantesca explosão de pedra-pomes. Como decorrência, ela se formou a vasto caldeira de Étang Sec (francês: “lagoa seca”). A erupção de 1902 teve ambiente nesta caldeira, liberando inúmeros fluxos de lava e produzindo um novo domo que permitiu que a caldeira é llenase.

A próxima erupção (1929) fez um segundo dome em Étang Sec e esvaziou-a caldeira derramando os fluxos no vale do rio Rivière Blanche. O porte actual do monte Pelée é o resultado dessa última fase de atividade.